Athletic woman

Muitos estudos médicos demonstraram que o excesso de peso é um fator de risco para muitas doenças, inclusive as do coração e alguns tipos de câncer. A prática cotidiana de exercícios é uma das melhores formas de manter nosso corpo em forma, mas nem todos os exercícios são eficientes se o que desejamos é perder gordura ou tecido adiposo.

Diferenças entre perda de peso e perda de gordura

Em desacordo com o que muitas pessoas pensam, há algumas diferenças entre perder peso e perder gordura. Perder peso é perder quilos, e isso pode ocorrer mediante a perda de gordura e também mediante a perda de massa muscular. Assim, pode ser que eliminemos gordura, mas aumentemos a massa muscular, e a perda de peso não será tão evidente.

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Enquanto a massa muscular não é prejudicial para a saúde dos seres humanos, o acúmulo de gordura é. Por isso, quando uma pessoa está obesa ou com sobrepeso, deve eliminar o tecido adiposo para evitar os problemas de saúde que este pode causar.

Hoje, queremos compartilhar um grupo de exercícios que são os mais eficientes para a perda de gordura corporal. Eles são conhecidos como exercícios básicos, e nós os recomendamos porque trabalham grandes grupos de músculos do corpo e aceleram nosso metabolismo.

  1. Agachamento

Este exercício é simples, mas você precisa fazer da forma correta para não machucar seus joelhos. As pernas ficam abertas na largura dos seus ombros. Mantenha seu tronco reto e seus ombros para trás. Na hora de se abaixar, você deve garantir que seus joelhos fiquem sobre seus tornozelos, formando um ângulo de 90 graus. Deixe seu peso cair sobre seus calcanhares e tome cuidado para não abrir os joelhos.

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  1. Supino reto

Para este exercício, você deve se deitar sobre o banco e sentir que suas costas e glúteos estejam bem apoiados. Abra suas mãos a uma largura maior que seus ombros e pegue a barra. Na primeira inspiração, desça a barra até seu peito e suba enquanto expira. Este exercício é muito positivo, pois trabalha múltiplos músculos e articulações.

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  1. “Deadlifts” ou levantamento terra

Este é um exercício potente, mas que necessita ser feito com uma ótima técnica para evitar lesões. Você deve abrir os pés na largura do quadril e pegar a barra com os braços abertos na largura dos ombros. O peito deve ficar aberto, as costas retas e o olhar para frente, para que a coluna fique em posição neutra. Levante-se passando a barra pelas pernas até ficar totalmente ereta. Para fazer repetições, é só voltar à posição inicial.

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  1. Push Up ou flexões

O bom deste exercício é que ele trabalha vários grupos de músculos ao mesmo tempo, entre eles os do peito, dos ombros, dos braços e do abdômen. Apoie seus joelhos sobre o chão e depois apoie as mãos. Estenda e abra os braços um pouco além da largura dos seus ombros, tomando cuidado para que os cotovelos não se abram. Depois, leve suas pernas para trás, de modo que você apoie seus joelhos sobre a superfície. Levante seus calcanhares e deixe-os juntos. Comprima seus músculos abdominais e os glúteos e mantenha o pescoço na sua posição habitual. Abaixe o peso do seu corpo até que seus cotovelos formem um ângulo de 90 graus e volte à posição inicial.

Flexão de braços

  1. Burpees

Este é um exercício de muita potência que sem dúvidas te ajudará a queimar a gordura que tiver no corpo. Vamos começar em pé. Depois, ficamos na posição de cócoras, apoiamos as mãos no chão e esticamos as pernas para fazer uma flexão ou “push up”. Depois de fazer a flexão, encolhemos as pernas e, a partir dessa posição, damos um pulo e esticamos os braços para o teto.

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  1. “Strength” ou treino de força

Os exercícios de treino de força podem ser muito variados. Entre eles, se encontram o avanço, os abdominais básicos, leg press 45° e o levantamento de panturrilhas em pé, entre muitos outros.

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  1. Cardio, cardiovascular ou exercícios aeróbicos

Muitos professores e especialistas no tema garantem que os exercícios cardio como correr na esteira ou na bicicleta não são os mais indicados para perder gordura corporal. Contudo, este tipo de treino prepara nosso corpo para ter mais resistência e um sistema cardiovascular mais forte. Por isso, é importante incluí-los na nossa rotina para queimar gordura, embora esse não seja exatamente o objetivo.

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Como você pode ver, nada é tão simples como parece e nem toda rotina é eficiente para conseguir o objetivo desejado de eliminar o excesso de gordura do nosso corpo. Agora você já sabe por onde começar, então não há mais justificativas. Vamos treinar!

Fonte: Prevention

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